José Manuel Neto convida Pedro Jóia

José Manuel Neto começou a tocar guitarra portuguesa com apenas 15 anos. Filho da fadista Deolinda Maria, cresceu em ambiente propício ao desenvolvimento do seu talento, tendo como referências: Carvalhinho, José Nunes, Jaime Santos e Fontes Rocha. O seu estilo é marcado pela fluidez, versatilidade e

simplicidade frásica que caracteriza a melhor música popular. O guitarrista integra-se nesta “nova geração de instrumentistas de Fado com uma formação musical muito ampla, capaz de lhes permitir uma visão alargada do potencial dos seus instrumentos tanto no plano do repertório solístico como no das práticas de acompanhamento.” (cf. Rui Vieira Nery, “Para uma História do Fado”: 272). José Manuel Neto demonstra-o em palco e em edições discográficas com os mais diversos artistas, mas é, no Fado que as suas prestações são mais numerosas, realizando digressões com Carlos do Carmo, Camané, Mariza, Ana Moura, Aldina Duarte, Cristina Branco ou Mísia. Em 2004 a Casa da Imprensa entregou-lhe o “Prémio Francisco Carvalhinho” e a Fundação Amália Rodrigues distinguiu-o em 2008 com o “Prémio Melhor Instrumentista”. Em 2009 apresenta “O Som da Saudade”, com melodias que tem vindo a compor ao longo dos anos e em 2013, integra o cartaz do 3º Festival de Fado de Madrid, evento de grande prestígio e o mais importante de divulgação do Fado em Espanha. O domínio musical que caracteriza o seu trabalho é reconhecido, não somente através do acompanhamento de grandes fadistas, mas também na forma como interpreta a sua própria musica nos seus concertos a “solo”, bem patente no seu primeiro trabalho discográfico: “Tons de Lisboa“.
http://hmmusica.pt/artists/jose-manuel-neto/

PEDRO JÓIA possui uma aplaudida carreira nacional e internacional que se estende por mais de duas décadas. Estreou-se nos discos com Guadiano em 1996 e desde então não deixou de enriquecer uma linguagem que parte da tradição portuguesa e busca inspiração na música do Brasil, de África, no flamenco e no jazz, para o desenho de uma linguagem guitarrística altamente personalizada e original.

▼ Show More Information

Praça Joaquim António de Aguiar, 7000-510
Évora
13 April , Friday 21:30

More Events Nearby

 02 June , Saturday
 Praça do Giraldo, Évora
 09 June , Saturday
 Sociedade Harmonia Eborense, Évora
 30 May , Wednesday
 Casa Relvas, Évora