Fisioterapia Vestibular Baseada na Evidência

Os distúrbios do sistema vestibular atingem cerca de 10 a 25% da população em algum momento da sua vida. No Reino Unido, 1 em 4 adultos com menos de 65 anos já referiu episódios de tonturas ou vertigens, e menos de 25% recebe tratamento específico.
Em Portugal, a vertigem e o desiquilíbrio são dois

dos motivos mais frequentes na procura de atendimento médico especializado na urgência. Estima-se ainda que, cerca de 20% dos indivíduos entre os 18 e os 65 anos de idade, já tenham sentido um episódio de perturbação do equilíbrio e que cerca de 30% destes mantêm queixas ao fim de 12 meses.
O distúrbio vestibular mais frequente é, provavelmente, a vertigem posicional paroxística benigna, muito embora outros tipos sejam habituais, tal como o síndrome de Meniere ou Mal de Dembarquement.
A patologia vestibular, dependendo da localização da lesão, etiologia e extensão, dá origem a sintomatologia específica com conjugações e intensidades variáveis de: vertigens, nistagmo patológico, desequilíbrio, oscilópsia, alteraçõeses da visão, náuseas e vómitos, rigidez cervical, acufenos, palidez, sudorese, ataxia vestibular e alterações da consciência. Esta sintomatologia pode dar origem a restrições significativas na actividade e participação do indivíduo afetado, muitas vezes originando quedas e perda de independência nos indivíduos idosos, com um nível de incapacidade significativo na vida dos indivíduos.
Nos últimos anos, desenvolveu-se o conceito de reabilitação ou reeducação vestibular, onde, através de metodologias de intervenção específicas se estimula o processo fisiológico de compensação vestibular, levando à diminuição da sintomatologia e aumento da estabilidade postural. Esta área, habitualmente do domínio da otorrinolaringologia e neurologia, tem também sido desenvolvida no âmbito da Fisioterapia, uma vez que origina disfunções do movimento, com alterações da postura, do centro de gravidade e do equilíbrio e marcha. A taxa de sucesso de programas de reabilitação vestibular é bastante alta, de acordo com a bibliografia. No entanto, poucos Fisioterapeutas têm formação específica nesta área.
Este curso, assente na melhor evidência científica e clínica disponível, vai possibilitar ao formando obter bases sólidas para que possa atuar nesta área, integrado em equipas multidisciplinares.

▼ Show More Information

Rua Almeida Garrett, 271
Vila do Conde
27 October , Saturday 09:00

More Events Nearby

 26 September , Wednesday
 Teatro Sá da Bandeira, Porto
 04 October , Thursday
 Woodstock 69 Rock bar, Porto
 13 October , Saturday
 Open Karate Póvoa de Varzim, Póvoa de Varzim
 20 September , Thursday
 Serralves, Porto
 12 October , Friday
 Alfandega do Porto, Porto
 12 October , Friday
 Casa da Música, Porto
 11 October , Thursday
 Serralves, Porto
 13 October , Saturday
 LF, Porto
 04 October , Thursday
 Casa da Música, Porto
 04 October , Thursday
 Haliotis Porto, Senhora da Hora
 21 September , Friday
 Motoclube de Alfena, Alfena
 21 September , Friday
 Vila do Conde, Portugal, Vila do Conde
 13 October , Saturday
 Marina do freixo, Porto
 27 September , Thursday
 Serralves, Porto
 06 October , Saturday
 Restaurante Casa da Música, Porto
 14 October , Sunday
 Porto, Portugal, Porto
 29 September , Saturday
 Porto, Portugal, Porto
 22 September , Saturday
 Porto, Portugal, Porto
 21 September , Friday
 CEPI - Centro de Estética, Periodontologia e Implantes, Porto
 03 October , Wednesday
 Capela de Montebelo, Porto